segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

geografia

glosário*
intemperismo
também conhecido como meteorização, é o conjunto de fenomenos físicos e quimicos que levam à degradação e enfraquecimento das rochas.

O termo intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra, porém esta alteração ocorre in situ, ou seja, sem deslocamento do material. Este fenômeno é de grande importância para a formação e constante mudança no relevo terrestre, junto com a erosão. O intemperismo é de grande importância também na formação dos solos, pois em algumas regiões onde há grandes formações rochosas a fixação de plantas é mais difícil em relação a regiões de solo estruturalmente menos rochosos.

Muro de recados intemperismo

erosão
é a destruição do solo e das rochas e seu transporte, em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este atua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo. Estas são transportados para as partes mais baixas dos relevos e em geral vão assorear cursos d`agua.

A erosão destrói os solos e as águas e é um problema muito sério em todo o mundo. Devem ser adaptadas práticas de conservação do solo para minimizar o problema.

Em solos cobertos por floresta a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre quando o homem destrói as florestas, para uso agrícola e deixa o solo exposto, porque a erosão torna-se severa, e pode levar a desertificação.


regolito

é um fragmento de pedra que cobre a superfície da lua devido a erosão cósmica, dito comumente como atomização ou meteorização das rochas pela brusca variação de temperatura, choque com outro mateoritos ou outros processos físicos.

A superfície da lua está coberta por regolito, que se forma de restos de materiais compactos e fragmentos de rochas e de solo, todo ele coberto por uma camada sólida e rochosa.

De maneira convencional é estabelecido denominar somente aquelas partículas de diâmetro menor que 1 centímetro, as partículas maiores recebem a denominação de rochas lunares.

Pesquisas dizem que a profundidade média de um regolito na zona dos mares pode alcançar de 4 a 5 metros, no entanto, nas regiões montanhosas pode chegar a 10 metros de profundidade. É composto por basalto, feldspato e outros minerais procedente do espaço exterior.


seixos de areia
fragmentos arredondados de rochas minerais, com diametro compreendido entre 40 e 64.0 mm carcalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário